quarta-feira, 25 de maio de 2011

REFLEXÃO sobre os avanços tecnológicos na subjetividade
 
 
 
O ser humano vem desenvolvendo tecnologias para facilitar sua vida, e isso vem impulsionando os indivíduos para desvendar cada vez mais a natureza, criando mecanismos para trazer-lhe conforto.
Com o passar do tempo a humanidade percebeu que os avanços tecnológicos serviram também para influenciar a subjetividade das pessoas, subjetividade essa que é o nosso mundo interno, um mundo que é composto por sentimentos, emoções e pensamentos.
E é através da nossa subjetividade que construímos nossas relações sociais.
Nossa capacidade de compreender e acompanhar a evolucao do mundo a nossa volta é estremamente dinamica. Tudo está se modificando e a tecnologia vem se destacando na velocidade de como as coisas se modificam. Da mesma forma que alguém pode lidar tranquilamente com essas mudanças, outras pessoas se sentem perdidas quando nao, ameaçadas.
Esse descarrilhamento de informações, foram lançados nas redes sem cautela e principalmente sem um preparo adequado a todos.

Apesar de tanta conquista tecnológica, o ser humano continua insatisfeito porque tais conquistas não são capazes de suprir a angústia, o medo, a incerteza que devastam as esperanças da humanidade. Isso acontece porque a humanidade ainda não descobriu o que fazer com todos esses inventos. A tecnologia é voltada para suprir as necessidades de poucos, e a insatisfação cresce na medida que muitos nada têm e poucos tudo possuem.
Claro que não devemos abandonar a busca pelo desenvolvimento tecnológico, devemos aproveitar nossa potencialidade e continuar criando equipamentos e sistemas que possam trazer a todos os seres humanos a oportunidade de terem seus anseios atingidos. Porém, isso não deve ser o objetivo final, pois, a tecnologia alcançada deve servir apenas de auxílio para o crescimento e para a evolução humana.
Digerir isso pode ser tao complexo quanto compreender a subjetividade alheia. Imaginemos então a conexão entre a subjetividade e o cyber espaço....
 
 
 

5 comentários:

  1. A tecnologia está a nossa disposição para crescermos. O que problematiza esse crescimento é o mau uso que fazemos da tecnologia. E o que torna tudo isso um problema é o fato de atualmente o acesso à informação,às mídias sociais e etc está desordenado e principalmente, sem as devidas orientações de como lidar com essas informações.
    Quanto a relação entre as pessoas pelas redes sociais, acho que são, ao mesmo tempo, proveitosas e problemáticas: através da "rede" você pode se comunicar com uma infinidade de pessoas ao mesmo tempo levando sua mensagem para uma parcela maior de pessoas... porém a té que ponto a mensagem é tão eficaz quanto aquela dita diretamente a outra pessoas... Enfim. Há soluções e problemas dentro desses temas, o que determina se a tecnologia e/ou a internet são prejudiciais ou não, não é a sua existencia e sim a forma como as utilizamos.

    ResponderExcluir
  2. Falar em tecnologia vai muito além de ferramentas usuais de redes de internet, falamos de vidas , de processos que viabilizam contatos entre pessoas e, ao tratarmos de pessoas, relacionamos a subjetividade desse sujeito que participa desse processo.Com isso a tecnologia infliencia de maneira acentuada a subjetividade, podendo esta influencia ser positiva ou negativa para o sujeito , isto dependerá de como ele usará os recursos tecnologicos em seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. É incontestável a importância da tecnologia e seu avanço para a humanidade nas diversas áreas, como educação, saúde etc. Em relação ao seres humanos essa tecnologia quando se tratar de internet pode contribuir ou não para desenvolvimento cognitivo, da subjetividade, para o processo de aprendizagem depende da forma como as pessoas usar este artifício tecnológico, porém o homem tem o livre arbítrio para decidir sobre a sua subjetividade e meio que vive deixando ou não se dominar por essa evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  4. Laudelina Alves de Oliveira5 de junho de 2011 às 04:06

    É incontestável a velocidade com que o desenvolvimento tecnológico avança, como também não podemos negar o quanto ele influencia na concepção da subjetividade. A geração "máquina de datilografia" vê e sente o mundo diferente do jeito de ver da geração "virtual". E, como tudo na vida, a tecnologia favorece uma um processo discriminativo e discriminatório. É inevitável.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Penso que essa discussão se refere mais às desigualdades sociais relacionadas à tecnologia do que ao seu impacto na subjetividade.

    Bjs,

    Flávia

    ResponderExcluir